segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Usando celulares como ferramentas de ensino - Gravador de Voz


Áudio deste texto

Hoje vou falar sobre a minha experiência com celulares como ferramenta de ensino. Eu fui voluntária, em 2009, para trabalhar com os celulares, e acabei pegando gosto. Já fiz muita besteira, ao longo do caminho cometi alguns erros, mas vou relatá-los aqui. Não vai dar pra fazer tudo em um texto só porque são muitas atividades, mas vou fazendo aos poucos.

Hoje eu vou falar sobre o gravador de voz. 

Quase todos os celulares tem um gravador de voz embutido. Normalmente ele é sinalizado por um pequeno microfone. Dependendo do modelo, você poderá gravar áudios mais ou menos longos, mas é muito difícil que seu celular não tenha um.

Eu bolei algumas atividades com o gravador de voz porque, em uma aula de idiomas, em que precisamos que o aluno se ouça falando, e ganhe criticidade em relação ao seu próprio "texto", falado ou escrito, o gravador é fundamental.



Atividade 1
Nível: intermediário
Faixa etária: 13 a 15 anos 
Objetivo da lição: comparar a vida de adolescentes no passado com a vida dos adolescentes de hoje.
Gramática: Used To + Infinitive

Atividade original: de acordo com a sugestão do material didático, os alunos deveriam entrevistar seus pais, em casa, em português, e procurar saber deles sobre como seria a vida de um adolescente antigamente. Depois disso, os alunos trariam esses relatos para a sala de aula, e discutiriam, em inglês.

Atividade com o gravador de voz do celular: grupos de alunos saíram pela escola, cada grupo entrevistou um professor de inglês (em inglês) procurando saber dele sobre como seria a vida de um adolescente de sua geração. Os arquivos gravados foram levados para a sala. Através do próprio celular, os outros grupos puderam ouvir, em inglês, as entrevistas dos professores, e comparar as informações.

Considerações sobre esta atividade:

Feita desta forma, a atividade torna-se mais interessante.
Versão original: alunos conversariam com pais, em português, na maioria dos casos. Eles também não teriam acesso 'as entrevistas de seus colegas. Além disso, muitos sequer fariam a atividade.

Versão com o celular: A novidade do celular proporciona uma surpresa bastante motivante. Além disso, as entrevistadas falavam o idioma estudado. Todos fizeram a atividade, que foi conduzida em aula, e todos ouviram diversas entrevistas sobre o assunto, tendo assim mais "munição" para uma análise crítica. Além disso, o celular pode funcionar como um repositório de memórias. O aluno, dono do arquivo, sempre poderá lembrar da aula ao acessar seus arquivos do celular.

Nos próximos posts falarei sobre várias outras formas de usar o celular. TODAS já testadas por mim! bjoquitas!

Um comentário:

  1. Maria, além dos podcasts, suas postagens dariam ótimos videocasts! Que tal? #ficaadica

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