segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Experiências com apresentações e o Prezi

Áudio deste texto

Finalmente chegou a hora de escrever um post novo pro blog. Já estava mais do que na hora. ". Aliás, lembro bem que cheguei a dizer que meu problema maior com essa coisa de blog é manter uma disciplina. Mas vou tentar. Até porque estou gostando de escrever.

Dessa vez vou falar sobre o Prezi. Eu tive que montar uma apresentação com ele recentemente, e foi uma experiência ruim. Bem, você deve estar se perguntando por que, então, eu estou escrevendo sobre uma ferramenta que eu considero ruim? Primeiro, por que isso é uma tarefa do meu curso de especialização, segundo pra que você se lembre deste post e NÃO caia na asneira de trocar qualquer outra ferramenta de apresentação pelo Prezi (Prezi.com).

O Prezi é um recurso para apresentações, uma espécie de versão "chique" do Powerpoint. De fato, as apresentações criadas com o Prezi ficam muito bonitas - ele dá um ar "modernoso" ao trabalho. Mas, cá entre nós, a não ser que seu objetivo seja o de "vender" a própria ferramenta de apresentações, de pouco servem slides bonitos se sua apresentação não tiver conteúdo.

O Prezi traz uma desvantagem grande em relação aos outros softwares do tipo: para trabalhar com ele, precisamos estar conectados à internet. Se sua conexão não for boa, o trabalho se torna uma via crucis.

No Prezi também é muito fácil a gente se "perder" na apresentação. Ele não possibilita ao usuário maneiras diferentes de visualizar a apresentação enquanto trabalha.  E como a transição entre slides neste software tem efeitos especiais, é muito fácil ficar confuso enquanto se trabalha. Além disso, apresentações também se tornam sofríveis. Se, durante um discurso ou aula, você precisar resgatar algum slide, os efeitos especiais na transição de slides também atrapalharão. Por isso, fica a dica: o Prezi serve muito bem para apresentações CURTAS, com poucos slides.



Os slides são ferramentas para ilustração de um discurso, ou de uma aula. A idéia é que o palestrante reforce as idéias que quer transmitir através dos slides. Apresentações em slides são para "reforço" apenas.

Existem inúmeros softwares que fazem isso. Nada que uma boa pesquisa no Google não resolva. Mas, acredite: com boas idéias e criatividade, até mesmo um bloco de notas aberto exibido com o auxílio de um projetor ou do quadro interativo, poderá servir de apoio. Então, temos que focar naquilo de que realmente necessitamos quando nos apresentamos.

Uma vez assisti a aula de um professor que usava o Keynote, da Apple. Lembro-me do meu próprio entusiasmo enquanto via a apresentação. Mas, honestamente, o professor era MUITO bom. Hoje, lembrando-me daquelas aulas, tenho certeza: pra ele, até o velho retroprojetor teria sido maravilhoso. As aulas eram boas, com ou sem o Keynote.

Também já assisti a uma aula, com Powerpoint, em que senti "vergonha alheia" pela professora. Ela estava dando uma aula e se referindo a algumas fotos, o tempo todo. As fotos eram parte ESSENCIAL da aula, a aula era SOBRE as fotos. E a professora colocou todas as imagens em preto e branco, baixíssima resolução. Algumas fotos eram pouco claras: não dava para entender a matéria bem, por causa das fotos. Este foi um exemplo de péssimo uso da ferramenta. Boas imagens e pouco texto são aspectos essenciais de qualquer apresentação.

Um bom software para apresentações deve: ser leve no micro, ser visualizável em qualquer ambiente: IOS, Linux, Android, Windows... por exemplo, permitir vários tipos de visualização para quem trabalha criando apresentações, permitir acesso offline.

Este é um artigo muito interessante sobre como preparar uma apresentação: 

http://www.tecmundo.com.br/office/3586-oito-dicas-para-aprimorar-suas-apresentacoes-de-slides.htm

Mas, cá entre nós, se sua apresentação for longa, esqueça o Prezi.

2 comentários:

  1. Maria, o seu blog é incrível!
    Sou fã das suas dicas e postagens!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. "No fundo, Prezi funciona como um grande “mapa mental” incrementado, ou seja, um diagrama gráfico de ideias e informações que queremos passar.
    uando digo que ele funciona como um super mapa mental, quero dizer que os princípios que se devem observar num mapa mental também valem para ele. Ou seja, as ideias devem fluir uma das outras de forma organizada, hierarquizada. As informações devem se irradiar de uma ideia central, passando-se de tópicos para subtópicos, até que todos os níveis dela possam ter sido explorados. "

    Dê uma lida no artigo
    http://prezihouse.com.br/2011/10/mau-uso-do-prezi/

    Se não souber usar o prezi direito, sai um desastre mesmo.

    ResponderExcluir